sexta-feira, 7 de dezembro de 2007

O Pensamento Gramsciniano

Recortemos algumas frases, aqui, de Gramsci:

"[...]Criticar a própria concepção do mundo, portanto, significa torná-la unitária e coerente e elevá-la até o ponto atingido pelo pensamento mundial mais evoluído.[...]"
(Cadernos do Cárcere. GRAMSCI, Antonio. Pág. 94)

"[...]não se pode ser filósofo - isto é, ter uma concepção do mundo criticamente coerente - sem a consciência da própria historicidade, da fase de desenvolvimento por ela representada e pelo fato de que ela está em contradição com outras concepções ou elementos de outras concepções. A própria concepção do mundo responde a determinados problemas colocados pela realidade, que são determinados e "originais" em sua atualidade.[...]"
(Cadernos do Cárcere. GRAMSCI, Antonio. Pág. 95)

"[...]Se é verdade que toda a linguagem contém os elementos de uma concepção do mundo e de uma cultura, será igualmente verdade que, a partir da linguagem de cada um, é possível julgar a maior ou menor complexidade da sua concepção do mundo.[...]"
(Idem)

-

Gramsci estava certo ao dizer que "a própria concepção do mundo responde a determinados problemas colocado pela realidade". Mas, antes de tudo, que tal nos perguntarmos "O que seria uma concepção do mundo"? O prof. Waldemar De Gregori, sociólogo brasileiro, relaciona o termo "concepção do mundo" com "cosmovisão". Procuremos, pois, por conceitos. Vejamos:

"[...]Cosmovisão é o produto do relacionamento explicativo entre encéfalo individual ou coletivo com o meio ambiente, ao longo de um processo que tem, no começo, algumas imagens e conceitos descobridores e classificadores que, depois, se ordenam gerando explicações e teorias; no fim, tornam-se crenças e critérios de certo e errado e chave para previsões[...]"
(Cibernética social I. GREGORI, Waldemar. Pág. 18)

Em outras palavras, a "Cosmovisão" nada mais é do que a forma de apreender a realidade, tal como ela se apresenta em nossa retina. Como exemplos de "cosmovisão", podemos citar: Judaísmo, Materialismo Histórico e Cristianismo.

Como eu havia afirmado anteriormente, é possível interpretar a realidade sob a ótica de cada cosmovisão. Seja ela o judaísmo, o materialismo histórico ou o cristianismo. Interpretaremos, pois, algumas partes da História sob a ótica de algumas cosmovisões oriundas das idéias dos pensadores alemães Karl Henrich Marx (1818 - 1883) e Friedrich Engels (1820 - 1895).

Um comentário:

Unknown disse...

"Se é verdade que toda a linguagem contém os elementos de uma concepção do mundo e de uma cultura, será igualmente verdade que, a partir da linguagem de cada um, é possível julgar a maior ou menor complexidade da sua concepção do mundo"

Em que contexto aparece isso? Linguagem em que sentido?